26 de junho de 2022 12:55 PM

Educação

9ª SEMANA PEDAGÓGICA – Profissionais da educação de Boa Vista se capacitam para Ano letivo 2022

Foto: Katarine Almeida
Wandilson Prata
Fonte: PMBV

A Prefeitura de Boa Visa iniciou nesta terça-feira, 1º, a 9ª Semana Pedagógica, que esse ano vem com o tema “Reencontro e Novas Práticas Educativas”, no palco do Centro Amazônico de Fronteiras da Universidade Federal de Roraima (CAF/UFRR). E pela primeira vez aconteceu no formato híbrido (presencial e remoto), com a proposta de capacitar e preparar os profissionais o Ano Letivo 2022, que se inicia no dia 7 de fevereiro.

O evento é direcionado para os 4.888 profissionais que, hoje atuam diretamente com o ensino, como professores, cuidadores, assistentes de aluno, secretário escolar, gestores, vices e coordenadores pedagógicos. A programação inclui palestras, capacitações, apresentações culturais e relatos de experiências.

Durante a abertura do evento, o prefeito Arthur Henrique, falou de forma remota da satisfação da prefeitura promover o evento e agradeceu a todos os profissionais que contribuíram durante o período alto da pandemia na capital e que vão continuar se dedicando neste novo ano letivo.

“Estamos preparando as aulas presenciais para semana que vem, já com todas as crianças. E sabemos que será um grande desafio. Eu entendo a preocupação de muitos nesse momento, ainda de pandemia. Mas o prejuízo maior é deixarmos essas crianças sem ter um futuro digno. Eu sei que com o apoio de vocês, profissionais de educação, vai fazer toda a diferença da vida dessas crianças”, afirmou o prefeito.

A capacitação vai até o dia 4, nos horários da manhã e tarde. E apenas no dia 2 haverá programação noturno, destinada aos pais. O evento é transmitido ao vivo pelas plataformas digitais da prefeitura, sendo que o encontro presencial conta com um público reduzido, atendendo as normativas de segurança sanitária.

“Demos início a esse grande momento de acolhida dos servidores que estão voltando de férias. Um momento de reflexão, como também de orientação de como nós vamos seguir o ano letivo de 2022. Fizemos toda uma programação, para todos os profissionais nesse ano tão desafiador que queremos focar muito na aprendizagem, no nivelamento do conhecimento e na alfabetização das crianças”, destacou a secretária Municipal de Educação e Cultura, Maria Consuêlo Sales.

Andréia Vale é professora da Escola Municipal Martinha Thury Vieira e participa de forma presencial do evento. Para ela, essa capacitação representa um momento de aprendizagem para os profissionais.

“No meu ponto de vista, a Semana Pedagógica é bem importante, porque além desses desafios, nós estamos aqui para compreender esse espaço pedagógico, para melhorar o nosso conhecimento, além de podermos adquirir novas técnicas profissionalmente e novas possibilidades de fazer uma didática de ensino bem melhor”, disse a professora.

A coordenadora da Escola Municipal Tia Linda, Ludemila Sacramento, destacou esse   momento após dois anos de pandemia, de poder estar junto e compartilhar boas práticas.

“Eu acredito que é muito importante para os professores e demais profissionais vivenciar as ações acontecidas nesses dois anos e como a gente pode repensar a educação a partir desse momento e como fazer dar certo, mesmo em momento pandêmico. A gente precisa manter todos os cuidados e ao mesmo tempo, a educação precisa continuar”, afirmou a coordenadora.

Palestrantes: A edição deste ano conta com mais de 10 profissionais de renome nacional e internacional das diversas áreas, como educação, psicologia, educação especial, música, arte, teatro, administração e educação corporativa, todos envolvidos nas palestras e apresentações.

Foto: Katarine Almeida – https://flic.kr/s/aHBqjzAL7h