Pesquisar
Close this search box.

29 de março de 2024 5:59 AM

Cidadania

Chame realiza panfletagem de combate à violência doméstica

Foto: Tiago Orihuela
As panfletagens serão realizadas durante todo o mês de março para massificar informações relativas aos direitos das mulheres
Marilena Freitas
Em 16 de março de 2022

O Centro de Apoio Humanitário à Mulher (CHAME) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizou na manhã desta quarta-feira (16), em frente ao Parlamento, uma ação alusiva ao mês da mulher. Durante todo o mês de março, as equipes vão ocupar lugares estratégicos da cidade com o intuito de chamar a atenção da população para que juntos lutem pelo fim da violência doméstica.

“Essas panfletagens têm como finalidade instruir os homens de Boa Vista a não bater em mulher, a não as violentar”, disse a procuradora Especial da Mulher, Betânia Almeida (PV).

Ela lembrou que Roraima desponta no cenário nacional como um dos estados mais violentos quando o assunto é violência doméstica. “Roraima lidera um ranking vergonhoso, 5º lugar no Brasil, onde se comete mais feminicídio. Temos que desmistificar a cultura do machismo, por isso estamos trabalhando durante todo o mês de março nas escolas, nos semáforos e nas instituições que nos permite entrar para levar as palestras informativas para a população”, acrescentou.

Betânia salientou que as mulheres vítimas de violência doméstica podem buscar ajuda no CHAME. “Temos todos os tipos de atendimento, psicológico, social e jurídico. Acolhemos todas para garantir seus direitos”, afirmou.

O taxista Evandro Barbosa dos Santos aprovou a ação. “Mulher não foi feita para bater, temos que dar amor e carinho, pois nós nascemos de uma mulher”, afirmou.

Quem também compartilhou da mesma opinião sobre ações que levam conscientização sobre direitos e deveres é a advogada Albanuzia Carneiro. “Qualquer ação para conscientizar as mulheres a respeito dos cuidados e da violência doméstica é de suma importância”, enfatizou.

A instituição dispõe de atendimento multidisciplinar composto por advogadas, psicólogas e assistentes sociais, além de disponibilizar uma brinquedoteca para manter as crianças distraídas enquanto a mulher é atendida. O acolhimento também é realizado por meio do ZapCHAME (95) 98402-0502, que funciona durante 24h, de domingo a domingo, incluindo fins de semana e feriados.

Em Boa Vista os serviços do CHAME funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na avenida Santos Dumont, nº 1470, no bairro Aparecida. Há também um espaço de atendimento no município de Rorainópolis, segunda região mais populosa de Roraima, a 259 km da capital, localizado na rua Senador Hélio Campos, s/número.

Você também pode gostar