Pesquisar
Close this search box.

28 de março de 2024 11:28 AM

Política

Deputados aprovam Zoneamento Ecológico-Econômico de Roraima

Foto: ASCOM - Eder Lourinho
”É importante dizer que o projeto não trará prejuízos ao meio ambiente."
Ascom - Eder Lourinho
Em 21 de julho de 2022

Em sessão extraordinária na tarde de ontem, 20, no município de Rorainópolis, os deputados aprovaram por 17 votos, o Zoneamento Ecológico-Econômico de Roraima (ZEE-RR). Foram inseridas ao projeto 8 emendas, sete do deputado Jorge Everton (União) e uma do deputado Soldado Sampaio (Republicanos). Presentes a sessão o governador Antônio Denarium, prefeitos, vereadores, agricultores e moradores da região.
O deputado Eder Lourinho (PSD), relator do projeto e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, destacou a importância da matéria e os benefícios que serão gerados para o estado. “Estou desde 2003 no município de Caroebe e conheço bem a região sul e sei o quanto esse projeto vai beneficiar o produtor rural”, afirmou.
Lourinho explicou que para chegar a conclusão do tão sonhado ZEE-RR, outras etapas importantes também foram necessárias para garantir o desenvolvimento da produção rural e os cuidados com o meio ambiente. “Tivemos a aprovação da Lei das Terras, a transferência das glebas da União para o Estado e a recategorização da área de proteção ambiental e criação da reserva de desenvolvimento sustentável. Tudo isso foi importante para concluirmos a proposta com sucesso”, ressaltou.
O relator pontuou ainda que o estado disponibiliza pouco mais de 12% de áreas produtivas e mais de 87% de áreas preservadas, mas garante ao produtor o direito de poder desmatar em sua propriedade 50% em áreas de floresta.”É importante dizer que o projeto não trará prejuízos ao meio ambiente, e a partir de agora serão definidos no estado as áreas indígenas, áreas militares, áreas de proteção ambiental e unidades de conservação. Assim iremos sair de um estado virtual”, concluiu.

Você também pode gostar