Pesquisar
Close this search box.

23 de abril de 2024 6:48 AM

Homenagem

Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Foto: UFLA
A elaboração do alfabeto foi realizada pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)
Aline Oliveira
Em 22 de abril de 2022

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é um idioma desenvolvido no Brasil para que as pessoas com deficiência auditiva possam se comunicar com os demais membros da sociedade (família, amigos, intérpretes e demais pessoas que dominem os sinais, gestos e expressões).
A elaboração do alfabeto foi realizada pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), com influência da Língua Francesa e Sinais e os gestos mais empregados pelos cidadãos surdos brasileiros.
Em atenção a esse importante avanço inclusivo, foi instituído no dia 24 de abril de 2022, o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Vale lembrar que a Libras proporcionou a inclusão e socialização de milhares de pessoas com deficiência auditiva em todo país.
Um detalhe relevante e que merece esclarecimento: a Libras não é universal e cada país adota uma metodologia de comunicação, além disso, podem acontecer variações linguísticas de acordo com a região (regionalismo).
A educação inclusiva tem objetivo de promover a inclusão da comunidade surda e ainda, preparar os ouvintes para melhorarem a comunicação e o acolhimento, seja na escola, nos grupos sociais ou no ambiente laboral.
Com essa perspectiva, o Senac EAD disponibiliza o curso livre de idiomas em Libras básico, e ainda, opções de aperfeiçoamento e especialização, como por exemplo: Acolhimento de Profissionais com Deficiência nas EmpresasMediação, Aprendizagem e Desenvolvimento Cognitivo Segundo Feuerstein e Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Acesse os links e tenha acesso aos detalhes de cada título.
Sobre o Senac EAD

Com 75 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nesta modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 350 polos presenciais para avaliações.
Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD. Há também um portfólio diversificado de cursos presenciais que podem ser conferidos no portal da instituição.

Você também pode gostar