Pesquisar
Close this search box.

23 de abril de 2024 5:19 AM

Escolegis

Dicas valiosas de professores devem influenciar no acerto de questões para o magistério indígena

Foto: Eduardo Andrade
Macetes são fundamentais porque permitem que candidato ganhe tempo na hora da prova 
Marilena Freitas
Em 17 de março de 2022

Quem está focado em passar no concurso público para o magistério da educação indígena da Secretaria Estadual de Educação (Seed) não pode perder o aulão promovido pela Escolegis (Escola do Legislativo), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Dicas e macetes valiosos serão repassados pelos professores da instituição, nesta sexta-feira (18), das 18h às 22h, no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas.

Para assistir presencialmente, é necessário que o aluno confirme na direção da Escolegis. A exigência tem como finalidade atender aos protocolos sanitários da covid-19. O aulão será transmitido pela TV Assembleia, canal 57.3, e pelas redes sociais do Parlamento (@assembleia).

O professor Jardel Leite, que vai ministrar a disciplina de Raciocínio Lógico, disse que todas as “dicas são válidas, pois ajudam os concurseiros a ganhar tempo na hora da prova”.

“Os alunos sempre têm medo de raciocínio lógico. Mas para essa disciplina, o importante é que o concurseiro faça mapas mentais do conteúdo e resolva muitas questões. Farei os apontamentos de como fazer os mapas mentais”, recomendou.

Leite dará os macetes para ler e interpretar as questões para a resolução dos exercícios, que serão baseados nos que são cobrados pela banca que realizará o concurso.

“Quem assistir ao aulão, terá a oportunidade de aprender a calcular a representação de algo em porcentagem, que na maioria das vezes o aluno utiliza a regra de três e acaba desperdiçando tempo na resolução da questão, apenas aplicando os macetes”, comentou.

Grande parte da resolução das questões de raciocínio lógico, segundo explicou, exige interpretação, que é uma dinâmica típica do português. “Por isso, é importante o concurseiro aproveitar cada aula, inclusive o aulão, que terá muitos macetes, fazendo as anotações das dicas e resolvendo as questões de outras provas elaboradas pela banca”, reforçou.

A professora Gislayne Silva de Deus também faz parte do time do aulão e vai esmiuçar a Lei Complementar (LC) nº 053/2001, que trata do Regime Jurídico Único do Estado de Roraima, e rege a vida profissional dos servidores públicos, sendo de grande importância porque traz direitos e deveres.

Para ela, as dicas que serão passadas durante são relevantes porque todos os professores “analisam e estudam as bancas, bem como as questões, tornando-as certeiras”.

A Lei Complementar n° 053 é curinga em todos os concursos do Estado. Segundo Gislayne, é importante focar nos tópicos de provimento, vacância e regime jurídico, questões rotineiras nas provas.

“Vou trazer dicas para o aluno identificar as formas de provimento originário e derivado, sobre quais as espécies de vacância e o Regime Disciplinar, que trata da sindicância e do Processo Administrativo Disciplinar, conhecido como PAD. O aluno tem que se atentar à letra da lei, pois a banca é muito legalista. Então, não perca o aulão porque essas dicas servirão para outros concursos”, aconselhou a professora, ao relatar que no concurso passado, também para professor, os concurseiros acertaram muitas questões ao colocarem em prática esses macetes.

Você também pode gostar