Pesquisar
Close this search box.

19 de abril de 2024 12:12 PM

Homenagem

Entrega de medalhas e troféus encerra programação de 30 anos

Foto: Eduardo Andrade
Serão homenageadas 240 personalidades que se destacaram no compromisso com o Legislativo e o Estado de Roraima nessas três décadas
Suzanne Oliveira
Em 19 de abril de 2022

Para encerrar as festividades de 30 anos de instituição da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) e Promulgação da Constituição Estadual, 240 personalidades, entre deputados estaduais constituintes e atuais, deputados federais, senadores, autoridades, servidores e ex-servidores da Casa serão homenageados com medalhas e troféus como forma de reconhecimento pela contribuição ao Parlamento e ao Estado, durante essas três décadas.

A solenidade, que ocorre nesta terça-feira (19), às 16h, no Plenário deputada Noêmia Bastos Amazonas, com transmissão pela TV Assembleia (canal 57.3), Facebook e YouTube (@assembleiarr), obedecerá aos protocolos de segurança, como o uso de máscara, ainda devido à pandemia de Covid-19.

A diretora do Cerimonial da Assembleia Legislativa, Sílvia Macedo, explicou que os atuais deputados estaduais e os constituintes tiveram a missão de indicar quatro pessoas para serem homenageadas e destacou a importância do evento.

“Certamente será muito marcante, porque são 30 anos de Assembleia, de como nasceu o nosso Poder Legislativo, de como foi constituído. Como esses deputados constituintes fizeram para elaborarem a nossa Carta Magna. Nós percorremos todo esse Estado para a elaboração. É o marco de como foi constituído o nosso Poder”, disse.

Adriana Cruz, diretora de Relações Institucionais da ALE-RR, informou que a comenda é um reconhecimento do compromisso aos que fizeram parte da história do Legislativo.

“Essa medalha é uma honraria a todas as pessoas que de alguma forma contribuíram com a instalação da Assembleia e o desenvolvimento do Estado. Nessa mesma ocasião, vamos distribuir uma revista, que retrata um pouco a história desses 30 anos em seus períodos Legislativos, abordando, com propriedade, de forma cronológica, a trajetória de lutas da Assembleia em benefício do cidadão. Foram esforços importantes do Poder para o desenvolvimento do Estado e efetiva implantação do Parlamento”, explicou.

Para Gizelda Pinheiro de Barros, formada em Administração Legislativa e diretora de Assistência às Comissões da Assembleia, que esse mês completou exatos 31 anos de Casa, “é uma grande honra estar aqui até hoje”. Ela contou como foi o processo de mudança, desde o início até os dias atuais.

“Falar de como começou é engraçado porque, hoje, nós temos uma tecnologia bem avançada. Entrei aqui na época da datilografia. A gente datilografava as atas e tinha o setor de revisão. Aí, a revisão fazia a correção, voltava e datilografávamos de novo, porque não era como no computador, mais fácil a gente corrigir depois de uma revisão. Mas foi bem difícil no início porque tudo era bem diferente. Os móveis eram adaptados, as cadeiras que nós usávamos eram de escola, emprestadas pela Secretaria de Planejamento [Seplan] do Governo”, relembra.

Ainda segundo ela, o período de mudança foi gradativo. Ao longo desses 31 anos de serviço público, Gigi das Comissões, como também é conhecida, conta que ainda não sabe tudo e quer aprender muito mais.

“Foram chegando os computadores, as impressoras. E com o tempo foi evoluindo. O trabalho foi ficando mais otimizado por conta dos parâmetros que a gente foi conseguindo ter depois. Mas, sinceramente, eu não tenho nem palavras, dá até vontade de chorar por ter superado todos esses anos e no mesmo setor. Setor que eu gosto muito de trabalhar. Gosto da técnica legislativa, do processo legislativo, que a gente vai com o tempo aprendendo, mas tenho muito a aprender ainda. Não sei tudo”, finalizou.

 

Outros eventos

Desde agosto do ano passado, a Assembleia Legislativa vem realizando diversos eventos em comemoração aos 30 anos da Instituição. Confira abaixo.

13/08/21 – Inauguração da Galeria Lilás no prédio da Casa, em homenagem às 18 mulheres parlamentares que fizeram e fazem história para Roraima; Inauguração do Espaço Cultural Maria Luiza Vieira Campos, destinado a eventos culturais, educativos, artísticos e científicos; e reabertura do plenarinho Valério Magalhães.

1º/09/21 – Lançamento de cinco editais de concursos culturais: redação, jornalismo, cinema, fotografia, brasão e bandeira, onde foram feitas seleções que contemplaram estudantes, artistas, jornalistas, fotógrafos e desenhistas, com premiação em dinheiro, eletrônicos e certificados de participação. Lançamento do novo site do órgão, com apresentação de layout que dá transparência às ações parlamentares e facilita o acesso do cidadão aos projetos de lei e demais matérias em tramitação, bem como aos programas permanentes e serviços ofertados pelo Legislativo, além de resgatar a história do Parlamento nos últimos 30 anos.

07/11/21 – I Passeio Ciclístico da Assembleia Legislativa (10 km). O evento foi aberto ao público de todas as idades, com o objetivo de incentivar a população à prática de atividades físicas.

15/02/22 – Abertura de exposição fotográfica ‘Nossa História’. A mostra ficou disponível durante 60 dias e, quem não pode prestigiar presencialmente, poderá contemplar pelo site al.rr.leg.br. Ao todo, foram oito painéis suspensos com 32 fotos, sendo quatro imagens fotográficas por legislatura.

07/03/22 – Estreia do Cine Assembleia, novo quadro da TV (canal 57.3), com espaço diário para divulgação de filmes regionais, valorizando tradições do Estado e da região Norte.

Acompanhe ao vivo a Sessão Solene comemorativa aos 30 anos da Assembleia Legislativa de Roraima e Promulgação da Constituição Estadual, com transmissão pela TV Assembleia, Facebook e Youtube da casa Legislativa (@assembleiarr).

Você também pode gostar