Pesquisar
Close this search box.

19 de abril de 2024 1:19 PM

Tecnologia

Governo inaugura espaço tecnológico voltado para o produtor rural

Foto: Secom - RR
Cacau Bastos
Em 21 de abril de 2022

Oferecer ensino com alta tecnologia para pessoas ligadas à agricultura familiar é somente um dos objetivos das Salas Interativas Multimídias e do Espaço Tecnológico Itinerante que foram inauguradas nesta quarta-feira, 20 de abril, pelo Governo do Estado de Roraima, por meio do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), em parceria com a empresa Eneva.

Marlon Buss, presidente do Iater comemora a implantação da tecnologia e explica como ela será utilizada pelo Instituto. “Começamos com o pé direito. O momento é oportuno pois o Iater nasceu agora e com essa tecnologia e com esses equipamentos, a gente vai conseguir levar conhecimento e informação para o homem do campo. Uma necessidade muito importante para a agricultura familiar, pois as pessoas precisam de conhecimento para poder ter um bom desempenho produtivo. E com essas condições, com essas ferramentas, a gente vai ter um sucesso muito grande nesta atividade”.

O representante da Eneva, Marcio Lira, que veio ao Estado exclusivamente para participar do evento, falou sobre a doação dos equipamentos que possibilitaram montar as duas salas, além dos equipamentos fotográficos e o acesso à alta tecnologia.

“A parceria da Eneva com o Governo de Roraima e com o Iater, acredita bastante na inovação, acredita que a tecnologia pode e é capaz de melhorar processos, de mudar vidas. Então, hoje, a gente amplia nossa parceria com o Governo de Roraima, com o Iater, os novos laboratórios, o espaço tecnológico, que vai trazer inovação, tecnologia e principalmente, possibilidades para melhorar cada vez mais a assistência técnica e o aprendizado de todo mundo que é atendido pelo Governo de Roraima”.

O evento ocorreu na sede do Iater, que fica localizado no Parque Anauá e contou com a participação de servidores da instituição, secretários de governo e do reitor da UFRR, Geraldo Ticianeli.

Segundo Weydson Fonteles, do Ited (Instituto de Tecnologia Educacional), empresa responsável pela montagem dos equipamentos no Iater, o Instituto agora possui o melhor material tecnológico do Brasil.  “O que foi implantado aqui no Iater é tecnologia de ponta. E estará à serviço não só do Instituto, mas de todo o Governo do Estado de Roraima, na educação, agricultura. Todos os departamentos e secretarias podem usar este espaço. Duas salas interativas, com lousa digital e mesas digitais, computador que vai fazer a diferença muito grande, tanto na educação agrícola, como educação do Estado, um projeto que vai mudar a nossa realidade, onde a Google e a Microsoft são parceiras. Então é um projeto que tem tudo para ser sucesso”.

HOMENAGEM A EX-SERVIDORES

Durante a solenidade, o momento mais marcante foi a divulgação dos nomes das salas, pois homenageou dois ex-servidores que marcaram suas trajetórias na agricultura, como os extensionistas de destaque, Jayne Pereira e Edimar Brito.

A Sala Café homenageia Jayne Pereira da Silva, que era bióloga e técnica em agropecuária. Atuou como chefe da Casa do Produtor Rural de Bonfim e era servidora da Secretaria de Agricultura desde 1998. Dedicada à profissão, em agosto de 2020 foi destaque ao ser exemplo de Perfil Extensionista e em 2021, no Dia Nacional do Técnico Agrícola.

A Sala Girassol homenageia Edimar Brito dos Santos, que era servidor efetivo desde 2006, pela Secretaria de Agricultura, lotado na Casa do Produtor Rural de Félix Pinto, no municipio do Cantá. Engenheiro agrônomo, deixou um casal de filhos: Julio Cesar Freitas dos Santos e Ana Júlia Freitas dos Santos.

O presidente Marlon Buss, frisa que o momento da inauguração foi muito especial. “Temos poucos meses de criação e vemos os esforços dos nossos servidores, extensionistas, para se envolver nos trabalhos de campo e ajudar nossos produtores rurais para melhorar sua produção. Agora com estes equipamentos poderemos fazer muito mais”.

Você também pode gostar