Pesquisar
Close this search box.

28 de março de 2024 12:25 AM

homenagem

Hospital das Clínicas celebra o Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem

Foto: Secom - RR
Secom - RR
Em 23 de maio de 2022

Profissionais que atuam no atendimento a pacientes no Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco Rodrigues ganharam uma programação especial para comemorar o Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem. A data foi comemorada em todo o país nesta sexta-feira, 20.

Além de promover roda de conversa, a programação contou ainda com um delicioso coquetel e sorteio de brindes, tudo isso para agradecer a dedicação dos profissionais que desenvolvem funções básicas dentro da unidade, como auxiliar no banho, alimentação, administração de medicamentos do paciente, e até mesmo em procedimentos cirúrgicos.

“Sem o técnico e o auxiliar, a gente não consegue ter uma conduta mais especial com aquele que está precisando. Sem eles, as unidades não andam. Por isso precisamos realmente reconhecer que essa profissão é de suma importância”, destacou a coordenadora de Enfermagem dos blocos 3 e 4, Jessica Alaides.

O diretor de Enfermagem da unidade, Gutemberg Faustino revelou que começou a atuar na área de saúde como auxiliar em enfermagem, há pouco mais de 20 anos. Ele acredita que a forma mais importante de valorização é escutar o anseio de cada um dos profissionais, fazendo com que se sintam motivados a realizarem um trabalho benéfico para a população.

“São eles que trazem as principais demandas e melhorias. Porque é ele que está no dia a dia com o paciente e é ele que identifica precocemente uma necessidade que a gente de longe não consegue observar”, expressou o diretor.

UNIÃO QUE FAZ A DIFERENÇA

Atualmente, 75% da classe da área da saúde e enfermagem que atuam no Hospital das Clínicas é composta por profissionais dessas duas funções, sendo 259 profissionais técnicos e 68 enfermeiros, distribuídos em 06 blocos.

A assistência de enfermagem da unidade é ofertada de forma ininterrupta, dividida nos turnos matutino, vespertino, noturnos, com carga horária de 30 horas semanais.

“O médico nos orienta o que prescreve e diz o que devemos fazer, mas o técnico e o auxiliar de enfermagem é quem executa toda a ação demandada. Nós somos a ponta, nós que estamos ligados com o paciente diretamente”, reforçou a técnica de Enfermagem, Rayanne Almeida.

Além do Hospital das Clínicas, a programação alusiva ao Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem também se estendeu aos profissionais do Pronto Atendimento Cosme e Silva, que comemoraram a data em uma programação ocorrida neste sábado, 21.

Você também pode gostar