Pesquisar
Close this search box.

28 de março de 2024 6:11 PM

Reconhecimento

Mais de 130 bombeiros militares de Roraima são promovidos após indicação de Soldado Sampaio

Foto: Eduardo Andrade
Na solenidade, também foi anunciada a convocação da terceira turma dos 334 aprovados no concurso da PM de 2018
Marilena Freitas
Em 2 de abril de 2022

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) acompanhou no final da tarde dessa sexta-feira (1º) a promoção de 134 bombeiros militares, sendo 75 oficiais e 59 praças dos mais variados postos e graduações do Corpo de Bombeiro Militar do Estado (CBMRR). A corporação também recebeu R$ 560 mil em equipamentos.

A promoção é fruto de uma indicação feita ao Executivo pelo presidente do Poder Legislativo, deputado Soldado Sampaio (Republicanos). O governador Antonio Denarium acatou o pedido e assinou o Decreto que reduziu o interstício, antecipando em alguns casos, em até um ano, as ascensões.

“Essa promoção representa valorização, e isso tem sido uma constante no governo de Antonio Denarium [PP]. Priorizar o servidor público e, em especial, na área da segurança pública. É um momento de festa para a Corporação e para o sistema de segurança roraimense de um modo geral”, disse Sampaio.

Um dos agraciados com a promoção foi major Gelbesson Pinheiro de Souza, que é militar há 24 anos, sendo 21 prestados ao CBMRR. O agora, tenente coronel, não escondia a alegria e a gratidão.

“Esse é um ato que proporciona ascensão à vida profissional, o que traz melhoria financeira, consequentemente para os familiares também, e mais atribuições dentro da corporação em atendimento a nossa sociedade. E o papel do Legislativo junto ao governo foi importante para a gente conseguir essa redução do interstício”, destacou.

Madrinha de uma das turmas que estavam sendo promovidas, a deputada Catarina Guerra (União), falou que, apesar de não fazer parte da bancada da segurança pública, tem acompanhado de perto o reconhecimento das categorias.

“Fazer parte deste governo e encontrar o reconhecimento em diversas áreas é o que me motiva a seguir. Os próximos concursos serão mais disputados, porque a valorização e o reconhecimento vão motivar as pessoas a fazer parte do quadro do governo do Estado”, ressaltou Catarina.

O deputado Jorge Everton (União) disse que a promoção só foi possível porque o Estado de Roraima foi reconstruído. “O senhor, governador, fez uma mudança verdadeira que a população esperava, pois pegou o Estado abandonado e desestruturado e conseguiu, mesmo enfrentando pandemia, colocar no eixo. Tem sido humano por reconhecer esses bravos combatentes que dão a vida pela população e por ter dado o maior aumento da história para os servidores”, lembrou o parlamentar.

O governador afirmou que as promoções fazem parte de um conjunto de ações realizadas pelo Executivo para melhorar a vida da população. E disse não ter dúvida de que a situação atual de Roraima é “bem melhor que há três, quando todas as forças de segurança estavam aquarteladas, com três meses de salário atrasado”.

Antonio Denarium ressaltou que todos os bombeiros militares na sua gestão já foram promovidos e que o Executivo conta sempre com o empenho da Assembleia Legislativa, na aprovação de matérias importantes. “Com o apoio do Legislativo temos executado ações importantes na área da segurança pública, acabando com o déficit no sistema prisional e reduzindo a criminalidade em mais de 40%, pois a PM está presente em todo o Estado, inclusive nas vilas e áreas indígenas. Os bombeiros podem se considerar um dos mais bem equipados do Brasil”, completou.

O comandante-geral do CBMRR, Coronel Anderson Carvalho, classificou a promoção de histórica. “Foi a maior promoção nesses três anos, portanto é um dia de alegria e de festa, pois era um anseio da tropa. O que a gente persegue é a melhoria do nosso atendimento, então toda vez que há a ascensão profissional, eles passam por uma capacitação para justamente fazermos uma entrega de serviço melhor para a sociedade”, disse.

Prestigiaram também a cerimônia de promoção dos bombeiros militares os deputados Gabriel Picanço (Republicano) e Betânia Almeida (PV). Foram promovidos oito majores, 28 capitães, nove 1º tenentes, dez 2º tenente, 20 subtenentes, 24 a 1º sargentos, 34 a 2º sargentos e um bombeiro a 3º sargento.

 

Futuros policiais militares comemoram convocação

O sonho de fazer parte da Polícia Militar de Roraima está cada vez mais próximo para os 334 aprovados no concurso de 2018. Durante a solenidade de promoção dos bombeiros militares, realizada nesta sexta-feira (1º), o governador Antonio Denarium também anunciou a convocação da terceira turma do cadastro de reserva. O curso de formação inicia no dia 4 de julho.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio destacou que o Parlamento foi fundamental nesse processo.

“A convocação dos aprovados no cadastro de reserva da Polícia Militar é também uma luta nossa. Sou oriundo da corporação e tenho toda uma bandeira em defesa da PM, com a valorização do efetivo, e sem sombra de dúvida, quem ganha também é a população com o programa de policiamento na rua, que tem sido um diferencial, levando segurança efetiva aos bairros da capital e, também, no interior do Estado”, disse Sampaio.

O líder do grupo que aguardava o anúncio oficial, Wenderson Mendes, disse que a convocação é resultado da persistência dos aprovados, do empenho da Casa Legislativa e da sensibilidade do Executivo estadual.

“Graças a Deus saiu essa convocação e em julho iniciaremos a academia, pois já passamos em todas as fases. Valeu a pena essa luta. Quero agradecer a Casa Legislativa, ao governador que é o dono da caneta, e dizer que estamos felizes”, afirmou Wenderson.

Emocionado, Bruno Riker, deixou o emprego de técnico de segurança do trabalho, para abraçar a luta e se unir aos demais colegas aprovados, fazendo parte da comissão.

“É uma emoção indescritível, pois foram anos de lutas para que nós todos pudéssemos ser da briosa PM de Roraima. Chega a faltar o fôlego e me dá vontade de chorar, além do frio na barriga, da ansiedade. São muitos sentimentos misturados a descrever. Só temos a agradecer ao governador e aos deputados em geral, em especial ao Jorge Everton e ao Soldado Sampaio. Não temos como mensurar nossa alegria, mas isso é a realização de um sonho. Estamos de alma lavada”, descreveu.

Para o comandante-geral da PM, coronel Francisco Xavier, a convocação dos aprovados é um reforço à corporação. “A convocação de todo o cadastro de reserva é a continuidade do compromisso que o governador firmou com a segurança pública. Já estamos com o planejamento pronto para, no dia 4 de julho iniciar a formação que durará seis meses. Com isso vamos ter condições de reforçar ainda mais o Programa Polícia na Rua”, salientou.

Soldado Sampaio destacou que essa convocação representa um ganho real para o Estado, porque vai ampliar o efetivo, o representa mais segurança pública para a sociedade roraimense.

“E tudo isso feito com a participação efetiva da Assembleia Legislativa apoiando, alocando recursos e fazendo articulações políticas junto ao comando da PM e ao governador. Estou feliz por ter feito as indicações e cobrado a ampliação do número de vagas. Momento ímpar, principalmente para esses jovens que estão começando a vida, buscando a independência para ingressar numa carreira de estabilidade”, afirmou.

 

Você também pode gostar