Pesquisar
Close this search box.

29 de março de 2024 1:38 AM

Tecnologia

Novo Data Center dará mais agilidade e segurança aos sistemas de informação do Governo de Roraima

Gilvan Costa
Em 17 de fevereiro de 2022

O governador Antonio Denarium inaugurou nesta  quarta-feira, dia 16, o novo Data Center da Sefaz (Secretaria da Fazenda), que vai dar mais agilidade e segurança aos sistemas de informação utilizados pelos órgãos estaduais.

O chefe do Executivo falou da importância do novo equipamento, que vai armazenar todas as informações das secretarias e órgãos de Governo.

“Foram mais de R$ 10 milhões aplicados em tecnologia da informação. É o maior investimento da história em tecnologia aqui em Roraima. Nós utilizávamos antes a estrutura de outros órgãos para fazer a armazenagem dos dados do Governo e, com a aquisição desse Data Center, teremos vários benefícios, como agilidade no processamento, armazenagem, velocidade, não tem problema de queda de energia e é um equipamento sofisticado que vai atender a demanda do Governo por muitos anos, melhorando os serviços prestados à população”, destacou o governador.

O secretário de Fazenda, Marcos Jorge, pontuou que, além do Data Center, outros investimentos foram feitos pelo Governo na área de tecnologia, como a aquisição de um scanner para o Posto do Jundiá, computadores para os servidores, novo link de internet com maior velocidade, além da modernização dos sistemas utilizados pela secretaria.

“Nós queremos agradecer ao governador Antonio Denarium por todos os investimentos que estão sendo feitos, pois, sem apoio ao Fisco estadual não há sustentabilidade, porque o crescimento que nós estamos experimentando aqui, o maior crescimento da arrecadação própria de todo o País em 2021, se deve ao que o governador tem dado à nossa secretaria para que cada um dos servidores possa desempenhar suas funções de fiscalização e arrecadação”, afirmou.

O secretário de Governo Digital, Paulo Torres, afirma que o novo Data Center vai fazer a máquina administrativa caminhar de uma forma muito mais eficiente.

“Hoje, a gente marca um momento extremamente importante em todas as fases do processo de gestão pública de Roraima. É uma nova era porque, pela primeira vez na história, nós vamos ter o que nós chamávamos antigamente de Central de Processamento de Dados, que agora é o Data Centar. Nós tínhamos uma estrutura antiga, arcaica e suscetível a falhas. A Sefaz, hoje, aumenta sua capacidade de processamento, redundância e segurança”, explicou.

HOMENAGEM

O novo Data Center recebeu o nome do ex-servidor da Sefaz José Cesar Silva de Cerqueira, que faleceu de câncer em 2016. A família do homenageado esteve presente no evento.

Você também pode gostar