Pesquisar
Close this search box.

20 de abril de 2024 12:02 PM

Política

Seis municípios de RR recebem recursos para investir em ações para melhor idade

Foto: Luan Pablo Amarante
O deputado federal Haroldo Cathedral fez a indicação de emenda impositiva para aquisição de equipamentos
Ascom - Deputado Haroldo Cathedral
Em 11 de março de 2022

Os municípios de Alto Alegre, Caracaraí, Cantá, Pacaraima, Iracema e Normandia estão recebendo incentivo em equipamentos e veículos para investir na inclusão e no envelhecimento ativo de idosos. Nos últimos quatro meses as equipes técnicas de assistência social dessas localidades foram beneficiadas por recursos de emenda impositiva do deputado federal Haroldo Cathedral (PSD), por meio do programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Normandia recebeu um veículo 0 km, como parte do kit distribuído pelo ministério. O carro foi entregue recentemente à equipe da secretaria de assistência social da cidade. “Esse veículo será destinado ao Conselho da Pessoa Idosa para apoiar as atividades de busca e visitação aos idosos do Município, principalmente, aqueles que sofrem algum tipo de violência de direitos por parte de terceiros”, explicou a secretária municipal de Ação Social de Normandia, Sara Raposo.

Ela explicou que embora tenham sido identificadas oficialmente cerca de 10 situações de abusos diversos pelo Conselho do Idoso de Normandia, existem muitos casos subnotificados, ou seja, não oficiais. “Creio que esse investimento do programa certamente fará muita diferença nas ações de apoio aos idosos, principalmente, nos municípios menores”, disse Sara.

Além dos veículos, cada município inscrito está recebendo equipamentos como computadores, televisores e equipamentos de informática e de som, para a execução de ações de inclusão digital, educação financeira e assistência jurídica, que são propostas pelo programa.

Haroldo Cathedral salientou que o objetivo principal da indicação é promover e incentivar políticas públicas voltadas à promoção dos direitos dos idosos e informou o investimento de quase R$ 800 mil. “Nossa emenda surgiu para contribuir em novos aprendizados, estimular conhecimentos e promover avanços intelectuais e sociais à pessoa idosa. Certamente nossa parceria com o Ministério da Mulher foi uma iniciativa muito importante para fortalecer tudo isso”, frisou.

Em Alto Alegre, a Secretaria Municipal de Assistência Social estima que cerca de 110 idosos que hoje são atendidos pela pasta sejam beneficiados com os investimentos do programa. O veículo, por exemplo, antes utilizado para visitas domiciliares da equipe técnica do CRAS aos idosos, agora também será utilizado para a entrega das atividades remotas desenvolvidas pelas técnicas do Serviço de Convivência do Idoso ‘Alegria de Viver’.

Essa atividade foi suspensa de forma presencial por conta da Covid-19 e retomada de forma remota para preservar o público que é mais suscetível a doença. Nos encontros os idosos participavam de encontros dançantes, aulas de informática, oficinas de artesanato, passeios e palestras. “Depois de uma vida toda trabalhando, criando os filhos é muito importante que agora na nossa velhice o Governo Federal através da nossa secretaria de assistência social cuide da gente com tanto carinho” diz Domingas Ferreira, participante veterana do Serviço de Convivência do Idoso ‘Alegria de Viver’.

Você também pode gostar