Pesquisar
Close this search box.

29 de março de 2024 5:43 AM

Guerra Russo-Ucraniana

Ucrânia concorda com negociações sem pré-condições

Foto: Irina Yakovlova
Será a primeira negociação desde que a Rússia invadiu a Ucrânia
Agência Brasil
Em 27 de fevereiro de 2022

A delegação da Ucrânia se encontrará com a russa, na fronteira entre o país e a Belarus, na região do Rio Pripyat, sem fixar condições prévias, segundo informações da Presidência da Ucrânia, em redes sociais.

“Concordamos que a delegação ucraniana se reuniria com a delegação russa sem pré-condições na fronteira ucraniana-bielorrussa, perto do Rio Pripyat”, disse o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Essa será a primeira negociação desde que a Rússia desencadeou a invasão da Ucrânia na semana passada. O encontro é resultado de um telefonema entre Zelenskiy e o presidente bielorrusso, disse Zelenskiy.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou que o encontro poderá ter lugar na região da Belarus de Gomel, sem dar mais detalhes. Essa é uma região que faz fronteira com Pripyat.

Kiev não adiantou qualquer data para as negociações. Moscou diz que o encontro poderá ser ainda neste domingo. O Kremlin indicou, no início da manhã, ter enviado uma delegação para Gomel.

O presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, garantiu ao presidente ucraniano, Zelensky, que “os aviões, helicópteros e mísseis destacados no território da Bielorrússia permanecerão no solo durante a chegada, as negociações e a partida da delegação ucraniana”.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, havia afirmado que se recusava a negociar o fim da guerra na Bielorrússia e exigia um país neutro.

Você também pode gostar