13 de outubro de 2025 7:07 AM

Programas da ALERR promovem saúde, cidadania e lazer ao público infantil

Iniciativas como o Centro de Convivência da Juventude e o Centro de Acolhimento ao Autista beneficiam milhares de crianças em Roraima
Foto: Nonato Souza
Bruna Cássia
De ALERR
Em 12 de outubro de 2025

O Dia das Crianças, celebrado neste domingo (12), reforça a importância do cuidado com os pequenos e a necessidade de garantir assistência básica para este público, como saúde, cidadania e lazer. Em Roraima, a Assembleia Legislativa (ALERR) vem cumprindo esse papel por meio do Centro de Convivência da Juventude (CCJuv) e do Centro de Acolhimento ao Autista (Temarr).

Os programas alcançam o público da capital, Boa Vista, e dos municípios de Roraima. Esse trabalho, conforme ressaltou o presidente da ALERR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), contribui para a transformação social e promoção da cidadania.

“No Dia das Crianças, celebramos não só a alegria da infância, mas também nosso compromisso permanente com o desenvolvimento, a inclusão e o acolhimento de cada menina e menino de Roraima. A Assembleia Legislativa seguirá empenhada em ampliar essas políticas, fortalecer parcerias e levar acolhimento inclusivo aos quatro cantos do estado.”, complementou.

Lei nº 819/2011, de autoria pela deputada Angela Águida Portella (Progressistas), instituiu a Semana da Criança e do Adolescente, a ser comemorada anualmente na segunda semana do mês de outubro. Neste período, poderão ser promovidas atividades culturais, artísticas, recreativas e de lazer, bem como, ações articuladas com as escolas que visem a formação de alunos e professores, além da integração da escola com a comunidade.

A referida norma, que faz parte do calendário oficial do estado, deve relacionar suas atividades à defesa e à promoção dos direitos humanos das crianças e dos adolescentes.

CCJuv

O Centro de Convivência da Juventude integra a Superintendência de Programas Especiais da ALERR e tem como objetivo atender crianças, jovens e adultos com atividades de cultura, lazer, música e esportes. As ações atendem todos os municípios do estado de forma gratuita.

 “A importância de ofertar todas essas modalidades para as crianças é trazê-las para o mundo esportivo, pensando na saúde e ajudando a tirá-las um pouco dessa vivência intensa com a tecnologia, que acaba gerando isolamento social”, ressaltou a coordenadora do CCJuv, Claudimar Costa, ao frisar que as atividades são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças.

Segundo a coordenadora, muitas crianças chegam ao Centro de Convivência da Juventude tímidas, angustiadas ou desmotivadas, mas acabam descobrindo novas habilidades e paixões no decorrer das aulas.

“Tem crianças que chegam aqui e não gostam, mas depois começam a se interessar, se matriculam em mais de uma modalidade. Só o fato de estarem nesse movimento, convivendo com outras, já é muito importante. Isso traz alegria, desenvolvimento e saúde”, contou.

Sophia Araújo, de nove anos, é uma das alunas que se destaca nas aulas de balé do CCJuv e que vê a dança como um sonho de criança já se realizando. “Eu gosto muito de dançar, de participar das apresentações. Estou realizando um sonho”, revelou animada.

No futebol, Heitor Cardoso e Edgar Ramos, ambos com sete anos, dão espetáculo no gramado e mostram que têm tudo para realizar o sonho de criança. “Quero ser um grande jogador de futebol”, confidenciou Heitor. “E eu vou ser o melhor jogador de Roraima”, acrescentou Edgar.

Teamarr

Outro espaço mantido pela Assembleia Legislativa e que desempenha um papel fundamental na promoção da inclusão é o Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr). O local oferece atendimento multidisciplinar a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neuroatipicidades, além de suporte às famílias.

A presidente do Programa de Atendimento Comunitário da ALERR que abrange o Teamarr, deputada Angela Águida Portella (Progressistas), destacou que o centro é um espaço de acolhimento e afeto, funcionando como uma “segunda casa” para os assistidos.

“Nossa equipe, além de muito preparada, tem esse compromisso de fazer o acolhimento para que o desenvolvimento integral aconteça de forma ampla, seja física, sensorial e emocional. O Teamarr representa a oportunidade para que essas crianças e adolescentes possam socializar, compreender qual é a melhor maneira de se relacionar com o meio e com as outras pessoas”, explicou a parlamentar.

De acordo com ela, o trabalho desenvolvido vai além do atendimento clínico, pois busca promover inclusão e socialização, o que reflete o compromisso da Assembleia Legislativa em garantir um futuro melhor para essas pessoas. “Também temos essa preocupação de preparar a sociedade para acolher, compreender e respeitar as diferenças”, completou.

Entre as famílias atendidas, a professora Iriane Dias, mãe da pequena Vitória, de 10 anos, compartilha uma história de transformação e acolhimento. Ela conheceu o Teamarr por meio de uma amiga e, desde então, o espaço passou a fazer parte da rotina da filha.

“Eu conheci através de uma amiga que também tem uma criança atendida aqui. Para mim, o Teamarr representa acolhimento, porque se não fosse essa instituição, eu não teria condições de fazer um acompanhamento particular com a minha filha. Aqui é uma casa de acolhimento, onde a gente traz nossos filhos e eles são muito bem atendidos”, contou.

A filha participa de várias atividades lúdicas e de socialização e, segundo contou, o que mais aprecia no espaço é o carinho e a atenção que recebe. “Eu gosto de colorir, fazer brincadeiras e das tias daqui. O pessoal é super gente boa, aqui eles são muito atenciosos com a gente, fazem várias brincadeiras e são muito legais. Eu já estou começando a desenvolver bastante”, disse Vitória.

Como participar

Os interessados em participar dos programas da Assembleia Legislativa podem entrar em contato pelo call center 0800 006 0670, ou ir até às unidades. Os endereços dos polos do Centro de Convivência da Juventude e do Centro de Acolhimento ao Autista estão disponíveis no site da Assembleia Legislativa de Roraima: al.rr.leg.br.