Pesquisar
Close this search box.

27 de abril de 2024 4:43 AM

Conecta Norte

Assembleia Legislativa participa de encontro para discutir desenvolvimento cultural de Roraima

Foto: Eduardo Andrade
Abertura do evento ocorreu no Palácio da Cultura Nenê Macaggi e reuniu autoridades, artistas e produtores do setor
Juliana Dama
Em 25 de maio de 2022

A Comissão de Cultura e Juventude da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) participou nesta quarta-feira (25) da abertura do 1° Encontro do Fórum Nacional dos Conselheiros de Cultura da Região Norte (Conecta Norte). O evento aconteceu no Palácio da Cultura Nenê Macaggi e reuniu autoridades, artistas e produtores do setor cultural.

 De acordo com o vice-presidente, deputado George Melo (Podemos), apoiar e contribuir para o desenvolvimento cultural de Roraima fazem parte do conjunto de ações da comissão.

“Temos um berço histórico que precisamos acompanhar. O Estado tem que cuidar para que esse potencial artístico não se perca e não fique para trás. Temos que agradecer a todos os que passaram, os que estão em atividade, porque estão deixando um legado para toda uma geração. É com grande satisfação que eu faço parte e estou aqui hoje prestigiando esse evento cultural. Precisamos ter um dia da cultura, e vou fazer questão de levar esse projeto para a Assembleia”, disse Melo.

Para a presidente nacional do Conecta, Aryanne Ribeiro, o encontro é de fundamental importância e deve discutir a atuação dos conselhos na promoção e desenvolvimento de políticas públicas para o setor cultural.

“Venho de Minas Gerais e estamos aqui para falar sobre conselhos municipais e estaduais, discutir as atuações e a articulação das políticas públicas. Vamos ter um curso de formação de conselheiros, recheado de informações e trocas. Viemos para trocar, descobrir o que tem aqui, como as coisas funcionam, e trocar com os outros estados do Brasil”, afirmou.

Segundo o presidente do Conselho Estadual de Cultura de Roraima, Sebastião Moura, reunir conselheiros para o fórum e promover o curso de formação para os membros é a realização de um sonho.

“Temos sonhado em trazê-los para cá e estamos tendo a oportunidade. Em dezembro, pude participar de um evento do Conecta em São Luís do Maranhão, onde foi ministrado um curso para conselheiros. Eu imediatamente entrei em contato com o conselho para que nós o trouxéssemos para cá”, relatou.

Programação

Durante a manhã do primeiro dia de evento, que foi aberto ao público, houve uma apresentação musical do artista Eliakin Rufino e a palestra “O Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Cultura – Conecta: Ações e Reações”, ministrada por Aryanne Ribeiro.

À tarde, os conselheiros visitariam espaços culturais de Roraima, como a Galeria de Artes D’Cardoso e os espaços Malocombia e Kapoi.

A programação do Conecta Norte segue até esta quinta-feira (26), com uma reunião restrita aos conselheiros, em que discutirão leis de incentivo à cultura. Haverá ainda o curso para formação de conselheiros, no plenário da ALE-RR, e a elaboração e apresentação da Carta de Roraima com os encaminhamentos do encontro.

Você também pode gostar