Pesquisar
Close this search box.

26 de abril de 2024 1:59 AM

Acolhimento

CHAME recebe visita da presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada

Foto: Eduardo Andrade - Ascom - Ministério da Economia
A representante destacou a importância da união entre instituições no combate à violência contra as mulheres e ressaltou que o ideal seria criar mais canais de escuta como o CHAME 
Marilena Freitas
Em 16 de julho de 2022

A equipe do CHAME (Centro Humanitário de Apoio à Mulher) recebeu na tarde desta sexta-feira (15) a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Cristiane Damasceno. A conselheira federal conheceu a estrutura e o trabalho desenvolvido pela instituição no acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica em Roraima.

Para a representante nacional das mulheres advogadas, o ideal seria criar mais canais de escuta semelhantes ao CHAME, em virtude da relevância do trabalho realizado pela instituição.

“Precisamos ter um lugar para sermos acreditadas. O primeiro ponto nesta sequência de violência é a descredibilidade da mulher. Ela compartilha o problema da violência que está sofrendo e costuma ouvir que não é tão grave assim, como está sendo exposto. E esse “porto seguro” é um ponto positivo para as mulheres que estão em situação de vulnerabilidade se sentirem motivadas a falarem sobre a violência”, ressaltou Cristiane.

Na opinião da conselheira da OAB, é importante que se estreitem os laços no combate à violência contra as mulheres, em todas as esferas. “Essa é uma luta da sociedade, dos governos federal, estaduais e municipais. Precisamos nos unir em prol de todas as iniciativas voltadas para as mulheres, principalmente àquelas em vulnerabilidade”, acrescentou.

Cristiane veio ao Estado para o lançamento da campanha Advocacia sem Assédio, uma pauta considerada importante pela Comissão da Mulher Advogada, por esta ser uma prática que acontece dentro do ambiente de trabalho.

“O Conselho Federal da OAB está dando voz para todas as mulheres do Brasil, numa pauta que nos é tão cara. Este é um marco no combate ao assédio dentro da advocacia. Estamos abrindo portas para que as mulheres não se calem com medo de perderem o espaço conquistado, principalmente naqueles ambientes de poder”, explicou.

A advogada do CHAME, Nanníbia Cabral, avaliou a visita como importante para o fortalecimento do combate à violência contra a mulher. “É uma oportunidade não apenas de trocar experiências, mas compartilhar nossa rotina de trabalho para que outras pessoas de outros estados possam ter conhecimento das ações desenvolvidas pela nossa equipe multidisciplinar e que vem transformando a vida de muitas mulheres”, disse.

O Centro Humanitário de Apoio à Mulher (CHAME) é um órgão da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) que faz parte da estrutura da Procuradoria Especial da Mulher, e atua de maneira multidisciplinar, com atendimentos jurídico, psicológico e social.

A sede está localizada na avenida Santos Dumont, 1.470, Aparecida, e os atendimentos presenciais são feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A população também pode entrar em contato com o CHAME por meio do ZapChame (95) 98402-0502, que funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

 

Você também pode gostar