Pesquisar
Close this search box.

25 de abril de 2024 11:37 PM

Orgulho de Roraima

Deputados entregam comendas a destaques de campeonato nacional de jiu-jitsu

Foto: Jader Souza
Sessão especial, proposta pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio, homenageou atletas e treinadores 
Suzanne Oliveira
Em 8 de junho de 2022

Professores e atletas de Roraima, que se destacaram no Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu 2022, foram agraciados com a Comenda Orgulho de Roraima e uma moção de aplausos, em sessão especial desta quarta-feira (8), no Plenário Deputada Noêmia Amazonas Bastos.

No evento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), agradeceu a presença dos homenageados e falou sobre a importância do incentivo ao esporte para crianças e adolescentes.

 “Tivemos hoje a felicidade de prestigiar vários atletas, escolas e professores amantes do jiu-jitsu. São grandes referências roraimenses e campeões, não só do Estado, mas do Norte, e até de disputas internacionais. São atletas jovens premiados, que trouxeram medalhas e, automaticamente, levaram o nome de Roraima como expoente nesse esporte. Então, ficamos muito felizes”, ressaltou Sampaio.

Alguns parlamentares que estavam presentes na solenidade também parabenizaram os medalhistas e treinadores pelo desempenho.

“Para muitos, essa luta começa antes mesmo de chegar ao tatame. Não só nos treinos, mas até chegar à cidade da luta, é uma verdadeira batalha, porque muitos correm atrás de rifas, patrocínio e muitas vezes não conseguem chegar aos seus objetivos”, frisou o deputado Chico Mozart (PP).

A deputada Aurelina Medeiros (PP) enfatizou a implantação da Superintendência de Programas Especiais da Casa, que, atualmente, recebe mais de 700 inscritos só em artes marciais.

“Nós já temos um projeto de bolsa-atleta aprovado aqui nesta Casa. Seria bom que pegássemos ele e verificássemos no que pode ajudar e em que pode ser expandido”, disse.

Nilton Sindpol (PP) destacou que o Poder Legislativo pode proporcionar a centenas de crianças e adolescentes a oportunidade da prática esportiva. “A gente sabe o quanto é importante tirar a juventude do ócio e que ela venha a ter uma disciplina com relação ao esporte”, destacou.

O professor Pedro Márcio Freitas, da Equipe Dojo Comunitario/PFTeam, usou a tribuna para agradecer a homenagem dos deputados e citou o valor da modalidade para o Estado.

“Há décadas estamos resgatando, prevenindo e transformando comunidades e, logo, uma sociedade inteira. Parabenizo os deputados que apoiam esse tipo de trabalho, porque é de tremenda importância e de colaboração para uma sociedade melhor”, comentou.

 Medalhistas

O atleta Halisson Marcelino Germano, de 12 anos, treina há quatro. Ele foi medalha de ouro no torneio na categoria Infantil 3, faixa amarela/meio pesado. É também campeão mundial do Abu Dhabi World Youth Jiu-Jitsu Championship de 2021 e treina bastante para novas disputas.

“O esporte me ajuda em várias coisas, como saúde, encontrar amizades, conhecer outros estados, países, disciplina. É tudo para mim e, futuramente, quero viver de jiu-jitsu. O próximo passo é treinar bastante para o Campeonato Sul-Americano, que vai acontecer no Rio de Janeiro. Vou ser campeão!”, afirmou.

Halisson tem 24 medalhas de ouro, sete de prata, uma de bronze, cinco cinturões e quatro troféus.

Já Alice Danielly Oliveira, de 11 anos, atleta da academia Omar Salum há seis, treina três vezes na semana. Ela contou que trocou o balé pelo jiu-jitsu por se sentir mais confortável.

“Tem muito tempo que participo de várias competições. Para mim, é muito importante porque eu me dedico a isso. Treino com pessoas adultas para pegar força e resistência”, disse.

Recentemente, ela foi medalha de bronze na categoria infantil 3, faixa amarela/pena leve. Seu sonho é participar do Campeonato Pan Kids 2022, que ocorre em julho, na Flórida, Estados Unidos.

Você também pode gostar