O Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem), vinculado à Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), segue com o cronograma de aplicação do teste vocacional para alunos do ensino médio, cujo objetivo é ajudá-los a decidir que profissão desejam ter no futuro. Na manhã desta quinta-feira (30), foi a vez dos estudantes da Escola Estadual Gonçalves Dias responderem ao questionário.
A presidente do Inovem, deputada Catarina Guerra (União), destacou que o projeto tem sido bem aceito pela sociedade e que o retorno das escolas é positivo. Por isso, reforçou o compromisso em atender diversas unidades até o fim do ano letivo, com o planejamento para 2026 à vista.
“Muitos alunos têm dúvidas sobre qual profissão exercer e o teste vocacional vem para trazer uma percepção diferente das futuras profissões. Com isso, eles se sentem até mais seguros na escolha do vestibular”, acrescentou.
A programação desta manhã, que ocorreu no plenário Valéria Caldas de Magalhães da ALERR, contou com a palestra do psicólogo Wagner Costa. Ele orientou sobre o cuidado na hora de escolher uma profissão.
“Nem sempre devemos escolher uma profissão exclusivamente pelo dinheiro, porque fazer o que não gosta pode gerar infelicidade. Então, escolham algo que gostem e ganhem dinheiro com isso. Não tem nada melhor que receber o que se ama”, aconselhou.
A professora de língua portuguesa, Elaine Mancegozo, acompanhou os alunos presentes no plenário. Ela considera que a iniciativa se alinha à atuação da escola que incentiva os alunos a escolherem uma profissão.
“É muito importante esse momento, porque eles podem ajudar nas escolhas. Muitos têm dúvidas, ainda não sabem o que fazer, então, com o teste, eles podem ter uma noção, uma ideia do que pode vir a ser a carreira, tirar dúvidas do que muitos realmente ainda não sabem”, pontuou.
Quem aprovou o resultado foi o aluno do 3º ano, Kaled Lima, de 17 anos. Ele, que sonha em trabalhar na área social, encontrou no teste vocacional a confirmação do que deseja seguir na vida: ser político ou advogado.
“O teste encaixou completamente com a minha ideia de futuro. O meu perfil saiu como social, e isso já demonstra o que eu faço dentro da escola, que é ser presidente do Grêmio, ser sociável, trabalhar com os alunos, trabalhar com as pessoas”, contou.
Teste vocacional
O teste vocacional é aplicado por meio de um formulário on-line no qual os alunos respondem a perguntas específicas sobre o próprio perfil. Com base nas respostas, a plataforma sugere profissões que mais se assemelham às características e aos gostos dos estudantes.
As áreas de afinidade são: realista, investigativo, artístico, convencional, social e empreendedor. Elas abrangem diversos segmentos, como os de bombeiro, cientista, arquiteto, enfermeiro, empresário, entre muitos outros.
Inovem
Criado em março de 2025, o Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem) é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) que visa impulsionar o empreendedorismo local, promover a educação financeira e capacitar cidadãos para o desenvolvimento de negócios.
Instituído pela Resolução Legislativa nº 01/2025, o Inovem desenvolve seis projetos: Conexão Financeira; Inovarr; Inovem Pro; Feira Inovem; Elas Inovam; e Teste Vocacional nas Escolas, todos voltados a diferentes segmentos e perfis da população, com foco na inclusão, inovação e geração de renda.
 
								
 
															




