Pesquisar
Close this search box.

25 de abril de 2024 10:07 AM

Geral

Senac Rio Summit, festival de tecnologia e inovação, começa hoje

Foto: Tânia Rêgo
Evento vai até o dia 15 de setembro
Ana Cristina Campos
De AgB
Em 11 de setembro de 2023
Começou nesta segunda-feira (11) o Senac Rio Summit, um festival gratuito de tecnologia, inovação, empregabilidade e empreendedorismo, no Expomag, na Cidade Nova, na região central do Rio de Janeiro.

Até 15 de setembro, o evento contará com palestras de grandes nomes do setor, debates, participação de big techs, experiências imersivas, competições e atrações culturais, além de orientação profissional. Há também oportunidades de cursos gratuitos. A previsão é receber mais de 12 mil pessoas.

“Ou entendemos que a educação mudou e que temos de estimular iniciativas que têm a ver com áreas da matemática, robótica e informática ou dificilmente vamos conseguir suprir o nosso analfabetismo digital. O Web Summit foi uma espécie de inspiração para que outros eventos acontecessem no Rio, estimulando um monte de gente que está inovando, produzindo, e chamando a atenção de quem está distante destes avanços tecnológicos. É importante que tenhamos essas atividades acontecendo porque também ajudam a economia”, afirmou o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, na abertura do evento.

Rio de Janeiro (RJ), 11/09/2023 - Senac Rio Summit: festival de tecnologia e inovação para público jovem, na EXPOMAG, Cidade Nova. Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil
Senac Rio Summit: festival de tecnologia e inovação para público jovem – Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil

Com o mote O futuro do trabalho é aqui e agora, o evento pretende contribuir para a inclusão digital, atrair e desenvolver os futuros profissionais que atuarão no ecossistema de tecnologia e inovação que está sendo criado no Rio de Janeiro, como estudantes de ensino médio, técnico e universitários, professores e educadores, micro e pequenos empresários, líderes comunitários e empreendedores sociais.

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, o papel do Sistema S é dar acesso a possibilidades de desenvolvimento. “Isso aqui não é apenas um evento. Na verdade, é o ponto de partida para capacitar e desenvolver ferramentas tecnológicas para toda a população, com o objetivo de uma sociedade justa. E ela só será justa se todos tiverem as mesmas possibilidades. Vocês estão testemunhando aqui o início de uma nova caminhada do Senac-RJ, uma transformação para uma nova era na educação”, disse, em nota.

O festival terá palestras e painéis com profissionais das principais empresas de tecnologia mundiais, além de estudiosos do futuro do trabalho e de tendências. Estão confirmados executivos de empresas como Microsoft, Google Cloud, Semantix, Vale, entre outros.

Cursos gratuitos

Durante o Senac Rio Summit, os participantes poderão se inscrever em cursos gratuitos da Plataforma Rio On, parceria entre o Senac-RJ e a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Primeira plataforma digital gratuita de aprendizagem do município, o projeto visa a capacitar jovens e estudantes por meio de cursos online voltados para letramento digital e a inserção no mercado de trabalho, além de combater a exclusão digital e qualificar profissionais para o futuro.

Rio de Janeiro (RJ), 11/09/2023 - Senac Rio Summit: festival de tecnologia e inovação para público jovem, na EXPOMAG, Cidade Nova. Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil
Senac Rio Summit: festival de tecnologia e inovação para público jovem – Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil

Inicialmente, serão oferecidos cursos dos eixos Empreendedorismo Inovador, Comunicação e Tecnologia Básica e Aplicada. A meta do projeto é formar 13.550 alunos. A carga horária dos cursos varia entre 8 horas e 60 horas. O pré-requisito é ter 16 anos de idade ou mais e ser morador do município do Rio de Janeiro. Os cursos serão oferecidos na modalidade remota em tempo real e os visitantes do Senac Rio Summit poderão se inscrever durante o evento.

 

Você também pode gostar