23 de setembro de 2025 6:05 AM

Geral

Os “Idos de Março”

Foto: Reprodução FaceBook
"The assassination of Julius Caesar at Curia of Pompeo", Vincenzo Camuccini
Redação
De Redação
Em 21 de março de 2023

Os Idos de Março é uma data que ficou marcada na história da Roma Antiga como o dia do assassinato de Júlio César, em 15 de março de 44 a.C. A expressão “Idos de Março” se refere ao dia do calendário romano em que ocorria a lua cheia, que geralmente era o dia 15.

A morte de Júlio César, que era um líder político e militar muito importante na época, foi um dos eventos mais significativos da história da Roma Antiga. Ele foi assassinado por um grupo de senadores, liderados por Brutus e Cassius, que se opunham ao seu governo e ao seu crescente poder.

O assassinato de Júlio César teve consequências dramáticas para a história de Roma, pois acabou levando a uma série de conflitos e guerras civis, que culminaram na ascensão do Império Romano. A morte de César também ficou eternizada na literatura, sendo tema de diversas obras, como a peça de teatro “Júlio César”, de William Shakespeare.

A expressão “Idos de Março” ficou famosa não só por causa do assassinato de Júlio César, mas também porque foi mencionada na peça de Shakespeare, em uma famosa fala do personagem Brutus: “Adivinhem quem vem jantar no Idos de Março?”.

Apesar de ter sido um evento histórico importante, os Idos de Março não são mais celebrados ou lembrados como uma data especial. No entanto, a expressão continua sendo usada para se referir ao dia 15 de março e pode ser encontrada em diversos contextos culturais, como na música, no cinema e na literatura.