Pesquisar
Close this search box.

24 de abril de 2024 11:12 PM

Polícia

Polícia Civil de Roraima participa da Operação “2 Face”

Foto: Ascom - PCRR
Ascom - PCRR
Em 5 de abril de 2022
A PCRR (Polícia Civil de Roraima) participa desde as primeiras horas desta terça-feira (05), da Operação “2 Face”, coordenada pela Polícia Civil de Presidente Prudente (SP) e deflagrada simultaneamente em quatro Estados, divididos em oito cidades. A ação integrada cumpre nestes estados 41 mandados de prisão e 56 mandados de busca e apreensão por crimes de estelionato eletrônico, falsidade ideológica, falsa identidade, integrar organização criminosa, além do ilícito de lavagem de dinheiro.
As investigações são conduzidas pela 1ª DIG (Delegacia de Investigações Gerais) da DEIC 8 (Divisão Estadual de Investigações Criminais) de Presidente Prudente. Uma vítima procurou a unidade policial relatando que teve um prejuízo de R$ 34.391,00, em 11 de agosto de 2021, quando foi instaurado Inquérito Policial e iniciada as investigações.
Em pouco tempo, vislumbrou-se que, em verdade, não se tratava de caso isolado. Mas, outras dezenas de vítimas foram sendo catalogadas como pagantes enganadas pela mesma fraude eletrônica. Foi identificado que o crime vinha sendo praticado por grupos criminosos de São Paulo, Goiás, Roraima, Pará e Minas Gerais.
De acordo com informações prestadas pela Polícia Civil de Presidente Pudente, considerando o relevante número de casos idênticos verificados em registros de vítimas pela cidade de Presidente Prudente e região, além, dos anunciados em redes sociais que se multiplicaram com o tempo da investigação e o anúncio do mesmo crime e prejuízos, tudo foi encaminhado ao Seccold (Setor Especializado de Combate aos Crimes de Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro) para análise precedente e emissão de relatório técnico.
Com sete meses de ações de inteligência, em atos legítimos autorizados pela Justiça competente e pareceres favoráveis do Ministério Público paulista, com os cruzamentos de informações em fontes abertas e fechadas, em tese, houve o desvendamento dos crimes que possibilitou a representação cautelar policial, todas deferidas, que subsidiou o deferimento de 41 mandados de prisões preventivas; 56 mandados de buscas domiciliares; bloqueios e sequestros de contas cadastradas em 41 CPF’s, além de uma dezena de sequestros de contas em cripto ativos.
Em Roraima, a Polícia Civil cumpre neste momento quatro mandados de prisão e quatro mandados de busca e apreensão domiciliares. A Operação é coordenada Pela Delegacia Geral, por meio do DOPES (Departamento de Operações Especiais).
Participam policiais dos 2º e 3º DPs (Distritos Policiais), DDIJ (Delegacia de Defesa da Infância e Juventude), DRE (Delegacia de Repressão ao Entorpecentes), GRI (Grupo de Resposta Imediata) e GRT (Grupo de Resposta Tática).
Ao final dos trabalhos, a Polícia Civil apresentará o resultado da ação em Roraima.
2 FACE – O nome da operação foi escolhido em tradução simples da escrita americana “two face”, usando o número não extenso, “duas faces” – em metáfora ao ardil eletrônico usado pelos criminosos que solicitam dinheiro das vítimas passando por conhecidos, inclusive, com fotografias retiradas das redes sociais ou telefônicas.

Você também pode gostar