Pesquisar
Close this search box.

26 de abril de 2024 6:47 PM

Saúde

Projeto de lei propõe diretrizes para reduzir casos de Hanseníase

Foto: Ascom - Lenir Rodrigues
A doença tem cura, mas se não tratada pode causar sequelas para a vida toda
Ascom - Lenir Rodrigues
Em 12 de julho de 2022

Para uma parcela da população, a Hanseníase é apenas uma doença que provoca manchas esbranquiçadas ou avermelhadas no corpo. Mas, o que poucas pessoas sabem, é que ela tem consequências graves se não tratada corretamente. O processo de cura leva em média um ano para ser concluído. Se interrompido ou não realizado, ocasiona sequelas para a saúde e a vida do paciente.

Para ajudar a reduzir os casos em Roraima, a deputada Lenir Rodrigues (Cidadania) apresentou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 303/2022 que institui a Política Estadual de Educação Preventiva Contra a Hanseníase e de Combate ao Preconceito. “A hanseníase pode ser eliminada se for formada uma grande aliança de todas as autoridades com a sociedade civil”, frisa a parlamentar.

A Hanseníase é causada pela bactéria Mycobacterium Leprae, presente nas secreções expelidas via aérea por uma pessoa já infectada que não esteja sob tratamento. A doença se manifesta por meio de manchas brancas, amarronzadas ou vermelhas e caroços pelo corpo. Outros sintomas são a diminuição da sensibilidade, queda dos pelos das sobrancelhas e pelo acometimento dos nervos periféricos.

Se o diagnóstico ou o tratamento for feito tardiamente, o paciente pode ter sequelas. Por isso, a matéria em tramitação busca estimular ações preventivas, terapêuticas e reabilitadoras da Hanseníase. “O objetivo desse projeto é estimular a divulgação de informações sobre a doença para evitar novos casos, e também, combater o preconceito que os portadores sofrem”, destaca Lenir.

Entre as diretrizes propostas, está o incentivo às parcerias entre poder público, empresas privadas e a sociedade civil. “Trata-se de uma política de conscientização, orientação e combate à Hanseníase. O tratamento da doença é um direito de todo o indivíduo e é garantido no Sistema Único de Saúde. Hoje ele é feito com diversos medicamentos que estagnam a doença e impedem que as sequelas apareçam”, ressalta a deputada.

Você também pode gostar