22 de maio de 2022 3:30 PM

Parceria

Promessa de reforço de parceria marca abertura do ano do Judiciário em Roraima

Foto: Tiago Orihuela
Suellen Gurgel

A abertura oficial do ano do Judiciário de Roraima ocorreu nesta terça-feira (1º) em sessão solene híbrida (remoto e presencial) no Fórum Advogado Sobral Pinto. O presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio (PCdoB), participou do início dos trabalhos, reconheceu os serviços prestados pela Justiça à sociedade e reforçou a importância de se responder às demandas coletivas.

“É uma satisfação a Assembleia Legislativa prestigiar essa abertura, pois sabemos da eficiência do Poder Judiciário roraimense, e deixamos nosso registro em dar celeridade àquelas ações de origem coletiva, na maioria das vezes provocadas pela Defensoria Pública, daqueles que não podem arcar com um advogado particular”, afirmou.

Sampaio também destacou que a Casa Legislativa está a serviço do Judiciário para ampliar o acesso dos cidadãos sem recursos aos direitos e garantias constitucionais. “Nós queremos deixar o nosso compromisso e nos colocarmos à disposição para encaminhar as demandas dos mais necessitados. Então, que esse seja um ano muito produtivo”, concluiu.

O presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Cristóvão Suter, fez um balanço dos programas e ações da gestão em prol do servidor, da saúde coletiva, meio ambiente, inserção de jovens advogados e da expansão do sistema judiciário em todo o Estado. De acordo com ele, o trabalho árduo é o resultado da parceria entre diversas instâncias, o que também reflete a recente conquista do Selo Diamante, reconhecimento máximo do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

“Todo esse resultado só foi possível em razão da participação e comprometimento dos homens e mulheres que compõem esse sistema de Justiça. Neste contexto, estendo o agradecimento à OAB-RR [Ordem dos Advogados do Brasil], Defensoria Pública, ao Ministério Público, ao Tribunal de Contas, ao município de Boa Vista e à Assembleia Legislativa, na figura de Soldado Sampaio, que não tem medido esforços para atender aos pleitos do Poder Judiciário”, comemorou.

O governador Antonio Denarium (PP) lembrou que a união entre os Poderes vai além da política da boa vizinhança, já que garante melhores condições de vida à população. “A aproximação entre o Legislativo, Executivo e Judiciário é essencial, porque ao trabalharmos de forma harmoniosa, diminuímos as desigualdades ao efetivar a ações de saúde, segurança, emprego, renda e desenvolvimento”, afirmou.

Participaram da solenidade o defensor público-geral do Estado, Stélio Dener, o presidente da OAB-RR, Ednaldo Vidal, a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público de Roraima (MPRR), Janaína Carneiro Costa, juízes, desembargadores e diversas autoridades.