27 de maio de 2022 9:05 AM

ANO LETIVO 2022

Governo inicia hoje matrículas automáticas para escolas da rede estadual

Foto:
O Ano Letivo 2021 encerrou no dia 17 de dezembro e até amanhã, 23, ocorre a recuperação final.
Mágida Azulay Khatab

Começa nesta quarta-feira, 22 e segue até o dia 27 de dezembro, o período de rematrículas automáticas na rede estadual de ensino, conforme determinado na Lei N° 1101/16. Ou seja, o aluno que já estuda na escola e que foi aprovado, tem sua vaga garantida para o ano seguinte.

Apesar de a rematrícula ser automática, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) está convocando os pais ou responsáveis e os estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos) para comparecer às escolas e atualizar dados cadastrais entre eles, endereço e telefone, informações essenciais para a escola.

“Os estudantes ficaram quase dois anos distantes da escola e nesse período os pais podem ter mudado de endereço ou telefone e nós precisamos desses dados. No período da pandemia foi essencial para o Programa Busca Ativa Escolar, para localizarmos aqueles estudantes que não estavam respondendo as atividades impressas ou on line”, explicou José de Souza, secretário Adjunto de Gestão da Educação Básica.

Até o dia 27 dezembro, a Secretaria também realizará o reordenamento da rede estadual de ensino, organizando vagas nas instituições de ensino para receber os cerca de 5 mil estudantes da rede pública municipal de ensino e identificar as vagas remanescentes.

ANO LETIVO

O Ano Letivo 2021 encerrou no dia 17 de dezembro e até amanhã, 23, ocorre a recuperação final. As férias escolares serão de 27 de dezembro a 25 de janeiro de 2022.

NOVAS MATRÍCULAS OCORREM EM JANEIRO

A Seed deve publicar no dia 29 de dezembro, o Edital de Matrículas para o ano letivo 2022. De acordo com o documento, o período de novas matrículas está previsto para os dias 06 a 12 de janeiro. O número de vagas a ser ofertado será divulgado após o reordenamento da rede.

Os pais ou responsáveis devem dirigir-se às escolas pretendidas e efetuar a matrícula diretamente na secretaria da escola. É necessário levar documentos como comprovante de residência, cartão de vacina atualizado e documentos pessoais como RG e CPF.

Os pais que por ventura não conseguirem efetivar a matrícula nesse período, poderão recorrer à Central de Matrículas que entrará em funcionamento a partir do dia 18 de janeiro.

Matrículas nos Colégios Estaduais Militarizados, Escolas Lobo D’Almada e Euclides da Cunha serão mediante sorteio de vagas.

Devido à grande procura por parte dos pais, nos Colégios Estaduais Militarizados e também especificamente nas Escolas Euclides da Cunha e Lobo D’Almada, ambas localizadas no Centro da Capital, será realizado sorteio eletrônico de vagas para 6° e 9° ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio.

“Todas as regras para as matrículas novas, central de matrículas e sorteio estarão dispostas no Edital. A Secretaria está trabalhando de forma muito responsável para atender todos os estudantes com matrículas em escolas preferencialmente próximas de suas residências, conforme determina a legislação”, destacou Raimunda Rodrigues, diretora do Departamento de Educação Básica da Seed, ao acrescentar que esse trabalho conta ainda com o acompanhamento do Conselho Tutelar.

CALENDÁRIO 20022

O Calendário Escolar 2022 deve ser publicado nos próximos dias. A previsão é que o Ano Letivo tenha início no dia 07 de fevereiro, com retorno 100% de aulas presenciais em toda rede estadual de ensino, porém, a decisão final vai depender da situação epidemiológica do Estado em relação à pandemia da covid-19.