Pesquisar
Close this search box.

26 de abril de 2024 11:09 AM

TOCA DA BRUXA

Artista venezuelano em tratamento de câncer de cólon realiza exposição dia 10 para compra de medicamentos

Foto: TOCA DA BRUXA
Eduardo Gutierrez Torres, desenhista gráfico e artista plástico
Claudia Oliveira
Em 5 de abril de 2022

 

“A vocação da Toca é justamente essa, um canto de cultura, oportunidades. Um lugar de partilha que abraça histórias como do Eduardo, que usará sua arte para sobreviver nesse período tão conturbado de sua vida- Ana Lucíola”

Uma vida pode ser contada de várias formas, os eventos que acontecem com as pessoas criam seus caminhos, modificando planos e trazendo novas realidades. O artista venezuelano Eduardo Gutierrez Torres é um exemplo de que eventos inesperados podem  mudar completamente um caminho e sua história.

Desenhista gráfico, o artista plástico premiado três vezes em Caracas por suas criações em grandes eventos, teve sua carreira interrompida por um câncer reincidente no cólon, que o deixou com sequelas graves, necessidade de acompanhamento e consequentemente limitou sua locomoção. Esse capítulo da sua história começou há três anos na Venezuela, quando foi diagnosticado e iniciou o tratamento.

A princípio, mesmo com a situação difícil que passa o país, eles utilizaram os seguros de saúde para os tratamentos iniciais. O que o levou a Maturin onde realizou sete cirurgias e para Puerto Ordaz, com quimioterapia e radioterapia. Um processo que levou embora todas as economias e os bens da família.

Eduardo é filho de Marianela e Andrés Gutierre, ela venezuelana e ele descendente de  italiano, os dois já estão na terceira idade, porém vivem para que o filho possa ter tratamento e continuar sua vida.

E foi por esse motivo que chegaram ao Brasil, aqui eles já tinham um filho, o mais velho que veio em busca de uma vida melhor, e morava em Foz do Iguaçu/. E se mudou para Boa Vista para ajudá-los e hoje trabalha como garçom para sustentar a  todos.

Porém o que ganha como garçom não é suficiente para a compra dos remédios que Eduardo necessita para o tratamento, para solucionar o artista estará realizando uma exposição dos seus trabalhos na Toca da Bruxa, no próximo domingo, dia 10, durante a realização da Feirinha.

“A necessidade me fez buscar a Dra Ana Lucíola, proprietária da Toca da Bruxa. Ela me foi indicada pela médica que está me atendendo por causa do apoio que dá para os artistas, e graças a Deus ela me atendeu e ofereceu a oportunidade de expor meus trabalhos para vendê-los e assim poder pagar meus remédios, que são muito caros.”, disse Eduardo.

Você também pode gostar