22 de maio de 2022 1:25 AM

Honraria

Bispo Dom Mário e ministro da Saúde Marcelo Queiroga recebem o Título de Cidadão Benemérito

Foto: Jader Souza
Título é a mais alta honraria concedida pelo Poder Legislativo
Yasmin Guedes

Na sessão solene de encerramento as celebrações alusivas aos 30 anos da Assembleia Legislativa de Roraima e de Promulgação da Constituição do Estado, ocorrido nesta terça-feira (19) no Plenário Noêmia Bastos Amazonas, o Poder Legislativo concedeu ao bispo Dom Mário Antônio da Silva e ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o Título de Cidadão Benemérito do Estado de Roraima.

A honraria é a mais alta concedida pela Assembleia Legislativa e é destinada a personalidades que prestaram relevantes serviços ao Estado ou ainda serem personagens vivos da história roraimense, ao contribuírem ou terem contribuído na cultura, ciência, artes, literatura e ação social.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), agradeceu aos deputados Evangelista Siqueira (PT) e Jânio Xingu (PP) pelas apresentações dos Projetos de Decretos Legislativos para as respectivas homenagens. “Nós reconhecemos ao ministro Marcelo Queiroga a sua contribuição para o Estado de Roraima, terceira visita, sempre com boas notícias, nos ajudando a enfrentar situações na saúde pública”, disse.

Direcionado ao Dom Mário, Sampaio lembrou do tempo e dedicação ao trabalho realizado à frente da igreja católica. “No enfrentamento a pandemia, cuidando do social e levando a mensagem de esperança a todos os roraimenses”.

Emocionado com a honraria, Dom Mário sentiu-se surpreso com o Título. Ele foi o sexto bispo diocesano de Roraima e eleito o segundo vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o quadriênio 2019-2023. Em 2016, o Papa Francisco o nomeou para Diocese de Roraima e esta será a última semana no Estado onde migrará para Cuiabá.

“Surpresa que eu acolho com conhecimento, não apenas pela minha presença no estado de Roraima há seis anos, mas reconhecimento ao trabalho que eu consegui realizar com as comunidades católicas”, agradeceu Dom Mário.

Em visita a Roraima, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga recebeu das mãos do presidente Soldado Sampaio o Título de Cidadão Benemérito.

“Grande honra receber este Título, Roraima vive todos os dias comigo em meu coração. A bancada de Roraima tem sido muito importante na proposição de legislações, no apoio ao Ministério com políticas públicas para que retornemos à sociedade o que eles esperam de nós, homens públicos”, destacou o ministro.

Marcelo Queiroga é especializado em Cardiologia, foi presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia no biênio 2020-2021, conselheiro titular do Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba e indicado por Jair Bolsonaro para um cargo na direção da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Em março de 2021 foi convidado a assumir o Ministério da Saúde

.

Para o governador do Estado, Antônio Denarium (PP), este é um momento histórico. “Fico muito feliz em receber a visita do nosso ministro Marcelo Queiroga que está recebendo o Título de Cidadão Benemérito, isso nos orgulha muito porque ele tem um carinho enorme por Roraima”, ressaltou.