1 de julho de 2022 12:10 PM

Turismo

Governo inicia inserção de municípios de Roraima no Mapa do Turismo Brasileiro

Foto: Secom - RR
Ayan Ariel

Com o objetivo de fomentar o turismo do Estado, o Governo de Roraima, por meio do Departamento de Turismo da Seplan (Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento) iniciou nesta semana, o processo de inserção dos municípios com potencial turístico no Mapa do Turismo Brasileiro.

“Essa ferramenta é muito importante para o desenvolvimento, porque ela sinaliza a preparação dos municípios e das suas políticas públicas para o desenvolvimento local a partir da atividade turística”, destacou o governador Antonio Denarium.

Os municípios com potencial turístico têm até o dia 25 de fevereiro para acessar o site do Ministério do Turismo, e inserir as informações exigidas, comprovando, assim, que os critérios foram atendidos. A análise de toda a documentação enviada pelos municípios será feita pelo Detur, junto ao Fórum Estadual de Turismo.

O secretário da Seplan, Emerson Baú, explicou que, entre os critérios colocados para que o município sinalize positivamente nas suas políticas públicas de turismo, está a aplicação de recursos pela QDD (Quadro de Detalhamento de Despesa), pela LOA (Lei Orçamentária Anual), do município, em investimentos em obras estruturantes para o turismo municipal.

Também conta como critério a disponibilização de um profissional especializado na área de turismo que componha o quadro de profissionais da secretaria ou do órgão de turismo do município.

“Esses municípios vão figurar no Mapa do Turismo Brasileiro, aonde vai ser possível, através das ações do Governo do Estado, dos municípios e das bancadas, injetar recursos e emendas para que obras estruturantes e trabalhos de desenvolvimento do turismo dentro dos municípios se concretizem de uma maneira mais objetiva e mais pontual”, disse Emerson.

O diretor do Detur (Departamento de Turismo), Bruno Muniz de Brito, relembrou que, em 2021, o Governo de Roraima realizou três seminários envolvendo todos os municípios das regiões turísticas do Estado. Segundo ele, o principal objetivo era orientar municípios na preparação da documentação necessária, que condiciona a sua respectiva participação no mapa do turismo.

“Uma vez que o município participa do mapa, isso vai proporcionar mais agilidade, mais transparência e mais velocidade nas ações que venham a ser empreendidas para o desenvolvimento do turismo no estado de Roraima e em todo o Brasil”, concluiu o diretor.

Mapa do Turismo Brasileiro

O Mapa do Turismo Brasileiro é uma ferramenta que sinaliza a preparação dos municípios e suas políticas públicas para o desenvolvimento local a partir da atividade turística. É por meio dessa ferramenta que os municípios são categorizados, no intuito de identificar o desempenho da economia do setor nos municípios a partir de cinco variáveis cruzadas em uma análise de cluster.